Tratamentos

Artroplastia de joelho

Artroplastia de joelho
Artroplastia de joelho

 

É um procedimento cirúrgico consiste na troca da superfície articular desgastada do joelho por uma prótese composta de metal e polietileno, com o objetivo de restabelecer a função do joelho.

As próteses do joelho podem ser parciais ou totais. Na artroplastia total do joelho ocorre a substituição de toda a superfície do fêmur e da tíbia. Já na artroplastia parcial, somente a parte do joelho desgastada é substituída.

A artroplastia de joelho é indicada nos seguintes casos:

  • dor grave ou rigidez no joelho que limitam as atividades do dia a dia;
  • dor moderada ou grave no joelho em repouso;
  • inflamação crônica no joelho e edema que não melhoram com repouso ou medicamentos;
  • deformidade no joelho, arqueamento do joelho para fora ou dentro;
  • não houve melhora significativa com outros tratamentos.

 

 

Artroscopia de joelho

Artroscopia de joelho
Artroscopia de joelho

 

A artroscopia de joelho é um procedimento minimamente invasivo realizado por um artroscópio que consiste em tubo fino com uma câmera na ponta que permite a visualização das imagens por um monitor de alta definição na sala de cirurgia.

O procedimento permite um diagnóstico mais preciso ao visualizar as estruturas do joelho, e também é indicado no tratamento de algumas lesões nos meniscos, ligamentos e cartilagem do joelho.

As principais lesões que podem ser tratadas por Artroscopia no joelho, são:

  • Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA);
  • Lesão do Ligamento Cruzado Posterior;
  • Luxação da patela;
  • Tratamento de lesões dos meniscos;
  • Tratamento de lesões da cartilagem articular;
  • Tratamento de tecido sinovial inflamado (sinovectomia).

As vantagens da artroscopia de joelho incluem: incisão menor, menor danos aos tecidos, menos dor pós-operatória, diminuição do risco de infecções e outras complicações cirúrgicas e recuperação mais rápida.

 

Reconstrução ligamentar do joelho

Reconstrução ligamentar do joelho
Reconstrução ligamentar do joelho

 

As principais cirurgias para reconstrução ligamentar do joelho são:

 

Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA)

A cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior utiliza um enxerto para substituir o ligamento rompido. Os enxertos mais comumente utilizados são de tendões de músculos posteriores da coxa ou do tendão patelar do próprio paciente.

A reconstrução do LCA feita por artroscopia por meio de pequenos cortes tem evoluído muito ao longo do tempo visando que o novo ligamento seja anatomicamente o mais semelhante possível do ligamento original.

Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Semelhante a cirurgia para reconstrução do LCA, esta modalidade de cirurgia é tecnicamente mais complexa devido à anatomia do LCP. Também são utilizados enxertos para substituição do ligamento rompido e cirurgia pode ser feita por artroscopia ou por via aberta.

 

Osteotomias varizantes e valgizante joelho

Osteotomias varizantes e valgizante joelho
Osteotomias varizantes e valgizante joelho

 

A osteotomia é um procedimento cirúrgico para a correção da angulação dos membros inferiores.

A osteotomia valgizante da tíbia é indicada para a correção da deformidade conhecida como geno varo quando os joelhos são projetados para fora, e o paciente se queixa de dor predominante na parte de dentro do joelho (medial).

Nesta cirurgia é feito um corte no osso da tíbia, próximo ao joelho, e posteriormente é realizado o realinhamento do osso e a sua fixação com placas e parafusos.

Na osteotomia femoral varizante, a deformidade em valgo dos joelhos (joelhos apontando para dentro) é corrigida através do corte do fêmur próximo ao joelho, o alinhamento do osso, e a fixação na nova posição do osso com placas e parafusos.

 

Realinhamento do mecanismo extensor joelho

Realinhamento do mecanismo
Realinhamento do mecanismo

 

O realinhamento do mecanismo extensor joelho é um procedimento cirúrgico indicado nos casos de luxação recidivante da patela que causa dor e instabilidade na região anterior do joelho. O realinhamento do mecanismo extensor joelho se divide em proximal, distal e associação de ambos que são feitos por via artroscópica. Esta técnica feita com incisões mínimas permite melhor aspecto estético, já que a maioria dos pacientes são do sexo feminino.

 

Cirurgia de fratura patela

Cirurgia de fratura patela
Cirurgia de fratura patela

 

A técnica a ser utilizada na fratura de patela vai depender de dois parâmetros:

  • Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles;
  • Padrão da fratura (transversa, vertical, marginal, estrelada, osteocondral e avulsão).

Dentre as principais técnicas empregadas na fratura de patela está a utilização de placas, parafusos e fios. Em alguns casos, pode ser necessária a patelectomia que consiste na remoção de uma parte ou de toda a patela.

 

Cirurgia de fratura do côndilo femoral

Cirurgia de fratura do côndilo femoral
Cirurgia de fratura do côndilo femoral

 

A fratura do côndilo femoral pode ser tratada com diferentes opções, como fixação com síntese metálica ou absorvível, transplante osteocondral autólogo e debridamento simples.

 

Cirurgia de fratura do platô tibial

Cirurgia de Fratura do platô tibial 2
Cirurgia de Fratura do platô tibial 2

 

O platô tibial é a parte proximal da tíbia que junto com o fêmur forma a articulação do joelho.

As fraturas do Platô diferem entre si em termos de gravidade e são divididos em 4 principais parâmetros:

  • Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);
  • Presença ou não de síndrome compartimental (aumento da pressão interna da perna);
  • Lesão vascular associada;
  • Padrão da fratura.

A técnica cirúrgica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidade da fratura, as principais são a utilização de placas, parafusos, fixadores externos e hastes. Nas fraturas expostas e nas fechadas de alta energia, a indicação é o fixador externo. Nas situações de síndrome compartimental, recomenda-se a realização de uma fasciotomia (procedimento para aliviar a pressão dentro da perna).

 

Cirurgia descompressão do túnel do carpo

Cirurgia descompressão do túnel do carpo
Cirurgia descompressão do túnel do carpo

 

A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano, localizado no punho. A condição pode causar dor, prejudicar a força, a função e a flexibilidade do punho e dos dedos.

A cirurgia para síndrome do túnel do carpo é indicada em casos moderados e graves da doença que não apresentam melhora com o tratamento conservador. E tem como objetivo aliviar a pressão sobre o nervo mediano. Podem ser feitas 2 técnicas: a aberta em que é feita uma incisão do meio da palma da mão até o punho. A endoscópica é feita com uma pequena incisão e inserção de pequeno tubo flexível que contém uma câmera para visualização.

 

Cirurgia de fratura em paciente de esqueleto imaturo 

Cirurgia de fratura em paciente de esqueleto imaturo (crianças)
Cirurgia de fratura em paciente de esqueleto imaturo (crianças)

 

A maioria das fraturas do esqueleto imaturo (em crescimento) acontece na região denominada fise (placa de crescimento) e do osso ao seu redor que são considerada uma zona de fragilidade.

Os principais tipos de fraturas em crianças são: fratura fechada, fratura aberta ou exposta, fratura patológica, fratura por estresse, fratura desviada, fratura articular, descolamento epifisário, fratura em “galho verde” e fratura subperiostal.

Em alguns tipos de fraturas necessitam de cirurgia para o adequado posicionamento dos fragmentos da fratura e/ou fixação. Entre os materiais mais utilizados para a fixação temos pinos, hastes, placas ou fixadores.

 

Infiltração Guiada por Ultrassom

Infiltração Guiada por Ultrassom
Infiltração Guiada por Ultrassom

 

A infiltração guiada por ultrassom é um tipo de procedimento em que é realizada a aplicação direta, guiada por imagens, de substâncias nas áreas inflamadas.

O tratamento tem como função o alívio da dor aguda ou crônica que pode ser causada por diferentes doenças inflamatórias e degenerativas como osteoartrite, bursopatias, tendinopatias, lesões laborais, artrite reumatoide, lesões musculares, lesões ligamentares e condropatias em geral.

 

Dr. Alexandre Albino

CRM 17774 /RQE 10440

  • Ortopedista e Traumatologista
  • Especialista em Cirurgia do Joelho

 

Agende sua consulta:

WhatsApp: (62) 99622-8678

Endereço: Edifício QS Tower Office, Sala 610, Rua 72, esquina com Rua 14, N° 223, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Dr.Alexandre Albino, Ortopedista Goiânia, Ortopedia Goiânia, Médico Ortopedista Goiânia, Artroplastia de joelho Goiânia, Artroscopia de joelho Goiânia, Cirurgia de Joelho Goiânia, Reconstrução de LCA Goiânia, Ruptura de Ligamento Goiânia, Tratamento de artrose Goiânia,  Tratamento de bursite Goiânia,  Tratamento de escoliose Goiânia,  Tratamento de hérnia de disco Goiânia, Artroplastia de quadril Goiânia

Botão Voltar ao topo
(62) 99622-8678