Patologias

Artroses 

1-Artroses em geral
1-Artroses em geral

 

Artrose ou osteoartrose é uma doença degenerativa resultante do desgaste da cartilagem que reveste as articulações. Afeta principalmente, a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos.

Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária. A artrose primária tem como causa o envelhecimento. A artrose secundária é consequência de alguma doença pré-existente como doenças metabólicas e endócrinas como diabetes, doenças reumatológicas inflamatórias como gota ou trauma repetido.

Os sintomas principais da artrose são:

  • Dor nas articulações, que inicia aos poucos e se intensifica no decorrer dos anos. Nas fases iniciais a dor surge ao movimentar e desaparece com o repouso;
  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular.
  • Perda de flexibilidade. Em alguns casos a pessoa pode não conseguir mais dobrar a articulação;
  • Rangidos e estalos na articulação;
  • Inchaço, na presença de inflamação.

 

Gonartrose (artrose do joelho)

1-2 Gonartrose
1-2 Gonartrose

 

A artrose do joelho (osteoartrose) é uma doença em que ocorre o desgaste das cartilagens que recobrem os ossos dessa articulação.

As artroses de joelho podem ser primárias ou secundárias. A artrose primária geralmente tem causa desconhecida, embora quase sempre esteja associada ao envelhecimento. Enquanto que o desgaste das cartilagens na artrose secundária está relacionado a diversas causas como desvios no alinhamento do joelho; lesões articulares, como as de menisco, de ligamentos e de cartilagens; sobrepeso ou obesidade; atividades de alto impacto; traumatismos no joelho e doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, etc.

Confira os principais sinais da artrose de joelho:

-Dor que nos estágios iniciais da doença, surge quando a pessoa se movimenta e melhora com o repouso. Porém a dor se torna constante nos casos avançados;

  • Crepitações no joelho;
  • Inchaço no joelho que sinalizando derrame articular, associado a processos inflamatórios das articulações;
  • Marcha alterada e perda progressiva dos movimentos.

 

Espondiloartrose (artrose na coluna)

Espondiloartrose
Espondiloartrose

 

Espondiloartrose, ou espondiloartrose lombar, é uma doença degenerativa e progressiva que atinge a coluna vertebral e tem como principal agente causador o envelhecimento, por isso é muito comum em idosos.

A espondiloartrose pode afetar a coluna em diversos locais como na cervical, dorsal ou lombar.

Dentre os possíveis sintomas da espondiloartrose, podemos citar:

  • Dificuldade em permanecer na mesma posição por muito tempo;
  • Dor nas costas que irradia para pernas e braços;
  • Sensação de queimação e formigamento nas costas;
  • Formigamento nas pernas;
  • Diminuição da força muscular;
  • Perda de flexibilidade;
  • Dor nas costas.

 

  Lesão do menisco

Lesão do menisco
Lesão do menisco

 

Meniscos são duas estruturas de fibrocartilagem internas do joelho, que tem como função absorver e distribuir força e impactos, além de atuarem na estabilidade do joelho.

As lesões dos meniscos podem ser causadas por traumas como uma torção do joelho e outros. Também pode ocorrer lesões por fadiga causadas por forças repetitivas que agem no decorrer do tempo no menisco. As lesões degenerativas correm por desgaste progressivo.

Além das causas as lesões se dividem por padrão de lesão em: longitudinal, horizontal, oblíqua, radial, de raiz meniscal e complexa.

Entre os sintomas mais comuns da lesão do menisco se encontram: dor pontual, estalos, travamentos, sensação de instabilidade e dificuldade de fazer atividade físicas.

 

Condropatia patelar

Condropatia patelar
Condropatia patelar

 

A condromalácia é doença de evolução lente causada pelo excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela durante o movimento de flexo extensão. Pode ser também provocada por lesões traumáticas agudas ou repetitivas no joelho como, por exemplo, ao realizar chutes repetidos com o joelho, subir e descer escadas, ou ainda cair sobre os joelhos.

O principal sintoma da condromalácia patelar é a dor na face anterior do joelho que piora com os movimentos de flexão, como subir e descer escadas, abaixar, levantar após permanecer muito tempo sentado.

 

Lesão nos ligamentos do joelho

4-Lesão nos ligamentos do joelho
4-Lesão nos ligamentos do joelho

 

São 4 ligamentos principais no joelho, ligamento cruzado anterior e posterior e os colaterais medial e lateral. As funções destes ligamentos são fundamentais para a movimentação da perna ajudando na amplitude e estabilidade dos movimentos (capacidade de dobrar e esticar). Porém em casos de torção ou entorse do joelho pode ocorrer um estiramento ou até rompimentos dos ligamentos do joelho.

Dependendo do grau da lesão nos ligamentos, os sintomas podem ser:

  • Dor intensa ou prolongada;
  • Inchaço da articulação;
  • Incapacidade de tolerar o próprio peso do corpo;
  • Rigidez;
  • Sensação de instabilidade, falseio ou do joelho sair do lugar;

As principais lesão nos ligamentos do joelho são: Ligamento cruzado anterior (LCA), Ligamento cruzado posterior (LCP), Ligamento colateral medial (LCM), Ligamento colateral lateral (LCL), Ligamento patelofemoral medial (LPFM), Ligamento patelar (tendão patelar) e Ligamento anterolateral (LAL).

 

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

 

O LCA é um ligamento na parte central do joelho, responsável pela estabilização anterior e rotacional da articulação. A lesão do Ligamento Cruzado Anterior ocorre pela torção do joelho, geralmente durante a prática de esportes. Entre os sintomas mais comuns destacam-se um estalido e sensação de deslocamento do joelho, dor e inchaço. Em até 24 horas após a lesão, o joelho apresentará um inchaço.

 

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

 

O LCP é um ligamento na parte central do joelho, que estabiliza a porção posterior da articulação. As causas de lesão do LCP geralmente são devido às práticas esportes, acidentes de alto impacto, como trauma automobilístico e quedas de altura. Nos casos de LCA os sintomas mais comuns são: inchaço mínimo ou moderado, dor moderada que pode irradiar-se para a perna, instabilidade e insegurança ao mudar de direção.

 

Ligamento Colateral Medial (LCM)

 Ligamento Colateral Medial (LCM)
Ligamento Colateral Medial (LCM)

 

O LCM é o principal ligamento da parte interna do joelho. Sua função é estabilizar o movimento em valgo, ou seja, o movimento que o joelho faz para dentro. Pode ocorrer a lesão do LCM isolada que apresenta boa capacidade de cicatrização. Mas também pode ocorrer lesões do LCM combinadas em conjunto com outros ligamentos, sendo a mais comum a lesão de LCA e LCM. O principal sintomas é a dor na região interna (medial) do joelho, após um trauma. Essa dor piora ao realizar movimentos em valgo (para dentro) do joelho.

 

Geno varo

Geno varo
Geno varo

 

É termo utilizado para referir aos joelhos projetados lateralmente. Isso acontece quando a tíbia, o maior osso da canela se projeta para dentro em vez de se alinhar com o fêmur, o osso da coxa. Com isso, os joelhos giram para fora. É considerado um joelho varo, aquele em que a angulação, em relação ao ângulo Q, que leva em conta o quadril e tem mais de 180°.

O sintoma mais comum do joelho varo é a perna arqueada. Geralmente as crianças não apresentam sintomas, porém os adultos podem sentir alguma dor na parte interna do joelho.

Se não tratado, o joelho varo pode causar dores nas articulações, especialmente ao caminhar. Também pode causar desgaste na cartilagem do joelho, acarretando a osteoartrite.

 

Geno valgo

Geno valgo
Geno valgo

 

É quando ambos os joelhos apontam um para o outro, ocorrendo um desalinhamento nas pernas, e afastamento dos pés. Geralmente, ocorre quando o indivíduo apresenta alguma deformidade estrutural em que os ossos fêmures são direcionados para dentro, com os quadris em constante rotação interna.

Além dos joelhos voltados para dentro, outros sintomas associados ao problema, e não tratado, incluem:

  • Dor nos joelhos;
  • Progressão do desvio dos joelhos com o decorrer do tempo;
  • Sensação de frouxidão ou instabilidade nos joelhos;
  • Amplitude do movimento reduzida;
  • Mancar;
  • Tendinites e bursites;
  • Lesões articulares.

 

Tendinopatia no manguito rotador

Tendinopatia no manguito rotador
Tendinopatia no manguito rotador

 

É uma patologia associada à inflamação, irritação ou ruptura do tendão do manguito rotador localizado no ombro.

A tendinopatia do manguito rotador não tem uma única causa definida. Existem vários fatores que podem ter natureza mecânica como movimentos repetitivos, má postura ou sobrecarga, ou biológica como o desgaste natural das articulações devido ao envelhecimento ou alterações na circulação da região.

O principal sintoma é o início súbito de uma dor que pode descer por fora do ombro e irradiar até o cotovelo. Outros sintomas são desconforto ou dor durante o movimento da articulação e a piora dela ao se levantar o braço acima do nível do ombro ou executar movimentos no alto. Também pode estar presente uma fraqueza muscular.

 

Tendinopatia nos flexores

Tendinopatia nos flexores
Tendinopatia nos flexores

 

As principais regiões acometidas por tendinopatias são: joelho, ombro, cotovelos e tornozelo.

A tendinopatia dos flexores é um processo degenerativo nos tendões geralmente caiusada por excesso no uso ocasionando tensão repetidamente. Acomete principalmente as regiões do joelho, ombro, cotovelos e tornozelo.

Provocam fortes dores que limitam ou impedem a prática de exercícios físicos e, até mesmo as atividades do dia a dia em alguns casos.

 

 

Tendinopatia nos flexores do punho

Tendinopatia nos flexores do punho
Tendinopatia nos flexores do punho

 

A Tendinopatia no pulso é uma condição em que ocorre a inflamação dos tendões que circundam a articulação do pulso. O movimento repetitivo relacionado a algumas atividades profissionais e esportivas como digitadores e tenistas, por exemplo é uma as causas mais frequentes.

O principal sintoma é a dor no punho que piora com a movimentação. Tambpem podem estra presentes a dormência nos dedos, e palmada mão, inchaço, dificuldade de movimento e redução da força muscular.

 

Tendinopatia estenosante De Quervain

Tendinopatia estenosante De Quervain
Tendinopatia estenosante De Quervain

 

A tenossinovite ou síndrome de De Quervain é um tipo de tendinite específica caracterizada por uma inflamação dos tendões que passam na lateral do punho e que se estende até o polegar.

A condição provoca dor e inchaço na região, a dor pode piorar ao realizar movimentos com o polegar, principalmente em posições com ele aberto e o punho desviado para o outro lado.

As causas da tendinopatia De Quervain não são totalmente conhecidas, no entanto, a maioria dos casos pode estar relacionada com uso excessivo em atividades laborais ou com movimento repetitivo, ou também pode estar associada a algumas artrites.

Alguns fatores como podem aumentar a predisposição de desenvolver a doença, como a gestação, o puerpério e alterações hormonais, assim como um trauma no punho, visto que recentemente, tem-se observado uma relação do surgimento da condição com o uso excessivo de smartphones.

 

Síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo

 

A síndrome do túnel do carpo é provocada pela compressão (pinçamento) do nervo mediano, localizado na face palmar do pulso e que confere sensibilidade ao polegar, dedo indicador, dedo médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos, a dor e a sensação de queimação ou formigamento afeta também o antebraço.

Em síntese, uma das principais causas é a L.E.R (Lesão por esforço repetitivo), gerada, justamente, por esforços repetitivos ao realizar atividades como digitar, tocar instrumentos ou atividades com as mãos.

 

Tendinopatia do cotovelo do tenista e do golfista

 Tendinopatia do cotovelo do tenista e do golfista
Tendinopatia do cotovelo do tenista e do golfista

 

Epicondilite lateral, conhecida popularmente como tendinopatia do cotovelo do tenista, é uma inflamação crônica que acomete o lado externo do cotovelo. Causada pelo uso excessivo da musculatura desta região, a tendinopatia do cotovelo do tenista acarreta limitação do movimento e muita dor em movimentos comuns como dar um aperto de mão, abrir uma lata ou mesmo pegar um peso leve. Tem justamente esse nome popular – cotovelo de tenista – por ser comum entre praticantes de tênis, mas pode afetar qualquer pessoa.

Já o cotovelo de golfista é o nome popular da epicondilite medial. Essa condição está relacionada a esforço intenso repetido e inadequado da musculatura da parte interna do antebraço. Entre os sintomas podemos citar dor intensa e dificuldade de movimento na parte interna do cotovelo. Esse quadro é comum em jogadores de golfe, porém pode acontecer com qualquer pessoa.

 

Cisto sinovial

 Cisto sinovial
Cisto sinovial

 

O cisto sinovial é como uma bolsa com conteúdo viscoso, similar a um gel e que pode aparecer em qualquer lugar da mão, sendo mais comum no dorso do punho. É mais comum em pessoas jovens com menos de 40 anos e é mais frequente em mulheres.

Não apresenta uma causa definida, podendo ter traumas repetitivos como fator de contribuição para o aparecimento do cisto sinovial.

Os sinais mais comuns são o aspecto estético e dor. Alguns pacientes também podem se queixar de sensação de fraqueza e redução da mobilidade do punho acometido.

 

Fascite plantar

 Fascite plantar
Fascite plantar

 

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo da fáscia plantar, uma faixa de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, iniciando do calcanhar até a base dos dedos dos pés.

A causa exata da fascite plantar é desconhecida, porém na maioria dos casos, a dor forte característica é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

Um dos sintomas mais comum da fascite plantar é dor na sola do pé, desconforto ao caminhar ou correr e sensação de sensibilidade.

 

Esporão do calcâneo

Esporão do calcâneo
Esporão do calcâneo

 

O esporão do calcâneo é o crescimento ósseo anormal na parte inferior do calcâneo (osso do calcanhar), que se forma devido aos microtraumatismos que ocorrem por encurtamento da fáscia plantar ou dos tendões.

Apesar de não apresentar sintomas, o esporão pode estar associado à dor intermitente ou crônica, principalmente ao caminhar, correr ou saltar. Normalmente, essa dor não é o esporão em si, mas provocada pela inflamação crônica que se instalou nos tecidos ao redor da lesão óssea.

 

Hérnia de disco

Hérnia de disco
Hérnia de disco

 

Hérnia de disco é quando uma estrutura amortecedora que fica entre as vértebras, saiu do seu lugar habitual. Esse deslocamento do disco pode comprimir os nervos da coluna e causar dor. As regiões mais afetadas são a cervical e lombar.

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde estão localizadas a lesão do disco. Essas dores podem ser irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia está localizada na região cervical, dores ou alterações de sensibilidade se irradiam para as regiões superiores dos ombros, para os braços, as mãos e os dedos. A hérnia de disco na lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. Também pode ocorrer formigamento, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa.

 

Dr. Alexandre Albino

CRM 17774 /RQE 10440

  • Ortopedista e Traumatologista
  • Especialista em Cirurgia do Joelho

 

Agende sua consulta:

WhatsApp: (62) 99622-8678

Endereço: Edifício QS Tower Office, Sala 610, Rua 72, esquina com Rua 14, N° 223, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Dr.Alexandre Albino, Ortopedista Goiânia, Ortopedia Goiânia, Médico Ortopedista Goiânia, Artroplastia de joelho Goiânia, Artroscopia de joelho Goiânia, Cirurgia de Joelho Goiânia, Reconstrução de LCA Goiânia, Ruptura de Ligamento Goiânia, Tratamento de artrose Goiânia,  Tratamento de bursite Goiânia,  Tratamento de escoliose Goiânia,  Tratamento de hérnia de disco Goiânia, Artroplastia de quadril Goiânia

 

 

Botão Voltar ao topo
(62) 99622-8678