Artrose ou osteoartrose é uma doença degenerativa resultante do desgaste da cartilagem que reveste as articulações. Afeta principalmente, a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos.
Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária. A artrose primária tem como causa o envelhecimento. A artrose secundária é consequência de alguma doença pré-existente como doenças metabólicas e endócrinas como diabetes, doenças reumatológicas inflamatórias como gota ou trauma repetido.
Os sintomas principais da artrose são:
- Dor nas articulações, que inicia aos poucos e se intensifica no decorrer dos anos. Nas fases iniciais a dor surge ao movimentar e desaparece com o repouso;
- Rigidez e diminuição da mobilidade articular.
- Perda de flexibilidade. Em alguns casos a pessoa pode não conseguir mais dobrar a articulação;
- Rangidos e estalos na articulação;
- Inchaço, na presença de inflamação.
Gonartrose (artrose do joelho)

A artrose do joelho (osteoartrose) é uma doença em que ocorre o desgaste das cartilagens que recobrem os ossos dessa articulação.
As artroses de joelho podem ser primárias ou secundárias. A artrose primária geralmente tem causa desconhecida, embora quase sempre esteja associada ao envelhecimento. Enquanto que o desgaste das cartilagens na artrose secundária está relacionado a diversas causas como desvios no alinhamento do joelho; lesões articulares, como as de menisco, de ligamentos e de cartilagens; sobrepeso ou obesidade; atividades de alto impacto; traumatismos no joelho e doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, etc.
Confira os principais sinais da artrose de joelho:
- Dor que nos estágios iniciais da doença, surge quando a pessoa se movimenta e melhora com o repouso. Porém a dor se torna constante nos casos avançados;
- Crepitações no joelho;
- Inchaço no joelho que sinalizando derrame articular, associado a processos inflamatórios das articulações;
- Marcha alterada e perda progressiva dos movimentos.
Espondiloartrose (artrose na coluna)

Espondiloartrose, ou espondiloartrose lombar, é uma doença degenerativa e progressiva que atinge a coluna vertebral e tem como principal agente causador o envelhecimento, por isso é muito comum em idosos.
A espondiloartrose pode afetar a coluna em diversos locais como na cervical, dorsal ou lombar.
Dentre os possíveis sintomas da espondiloartrose, podemos citar:
- Dificuldade em permanecer na mesma posição por muito tempo;
- Dor nas costas que irradia para pernas e braços;
- Sensação de queimação e formigamento nas costas;
- Formigamento nas pernas;
- Diminuição da força muscular;
- Perda de flexibilidade;
- Dor nas costas.
Dr. Alexandre Albino
CRM 17774 /RQE 10440
- Ortopedista e Traumatologista
- Especialista em Cirurgia do Joelho
Agende sua consulta:
WhatsApp: (62) 99622-8678
Endereço: Edifício QS Tower Office, Sala 610, Rua 72, esquina com Rua 14, N° 223, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.
Dr.Alexandre Albino, Ortopedista Goiânia, Ortopedia Goiânia, Médico Ortopedista Goiânia, Artroplastia de joelho Goiânia, Artroscopia de joelho Goiânia, Cirurgia de Joelho Goiânia, Reconstrução de LCA Goiânia, Ruptura de Ligamento Goiânia, Tratamento de artrose Goiânia, Tratamento de bursite Goiânia, Tratamento de escoliose Goiânia, Tratamento de hérnia de disco Goiânia, Artroplastia de quadril Goiânia